quarta-feira, 4 de julho de 2012

Balder


Balder ou Baldur (Balðr no original), é uma divindade do panteão nórdico. Segundo algumas fontes, este deus seria filho de Odin e Frigga, segundo outras seria apenas um "protegido" destes. Era, em qualquer dos casos, uma divindade da justiça e da sabedoria, e embora não pertencesse ao núcleo de deuses superiores, Aesir, era-lhe permitida a permanência em Asgard.

Balder é marido da bela Nanna, uma deusa benevolente e bela, que se atirou em sua pira funerária para habitar em Hel com seu marido. São pais de Forseti, uma divindade da justiça, que alguns dizem presidir as Things (assembléias dos homens livres).
A Morte de Balder

Balder disseminou a boa vontade e a paz em todos os lugares que visitou, o que fez dele um dos deuses mais amados. Sua popularidade e bondade inata atraíram a ira de Loki, um filho de gigantes que tramava sempre o mal.

Um dia, Balder passou a ser atormentado por estranhos pesadelos, um sinal de sua morte iminente, e isso acabou perturbando todos os deuses. Depois de muito investigar, Odin descobre das völva (sereias feiticeiras do submundo) o destino de Balder e toma algumas precauções para evitá-lo, enviando Frigga com a missão de obter um juramento de todos os seres vivos e não vivos de que jamais fariam mal a Balder. Porém, Loki se disfarça de mulher e tem uma conversa com Frigga, descobrindo que de todos os seres, apenas uma pequena planta, o visco, não prestara o juramento, pois Frigga a julgara pequena e inofensiva por esta ser ainda muito jovem.
Balder, O Bravo

Baseado no deus nórdico, a Marvel criou o personagem Balder, O Bravo, que aparece pela primeira vez na 85° edição da série em quadrinhos Journey Into Mystery, em 1962. Nos quadrinhos, Balder, O Bravo, é um grande amigo de Thor e, assim como na mitologia, é o catalisador cuja morte desencadeará o início do Ragnarök. Para prevenir que isso aconteça, Odin lança vários feitiços que o tornam invulnerável (pelo menos dentro dos limites de Asgard). Apesar de ser morto por Hodr, Balder acaba sendo trazido novamente à vida com a ajuda de Thor, sendo que passa a recusar a antiga vida de guerreiro após presenciar a situação das almas que habitavam o submundo. Há nos quadrinhos também uma relação entre Balder e Karnilla, que é apaixonada pelo deus, apesar de este desprezá-la. Além das habilidades normalmente possuídas por todos os asgardianos.